Case Sebrae-MG Histórico do Projeto

O escopo do projeto consiste no desenvolvimento de sistemas corporativos e departamentais em arquitetura cliente / servidor, utilizando Banco de Dados Oracle, front-end Delphi e Power Objects, recursos de distribuição de dados e Internet / Intranet. Atualmente são cerca de 20 sistemas e módulos integrando a matriz, escritórios regionais e balcões de atendimento em aproximadamente 60 localidades espalhadas pelo estado, volume de dados de 30 Gbytes e 300 usuários interligados através de Intranet e Internet.

O projeto foi iniciado em 1995 através de um diagnóstico estratégico de sistemas e informações que levantou o estágio atual de informatização, necessidades e expectativas da empresa e usuários e definiu estratégias e ações a curto / médio e longo prazos.

A seguir foi desenvolvido o projeto conceitual de sistemas, com a definição da arquitetura de sistemas (sistemas corporativos, departamentais e integrações), a partir de diretrizes estratégicas estabelecidas, tais como cadastro corporativo e integração dos projetos, dentre outros.

O desenvolvimento dos sistemas do Sebrae-MG foi iniciado através do SACS - Sistema (Corporativo) de Atendimento ao Cliente Sebrae, sendo o mesmo base para automação e informatização das rotinas de atendimento ao cliente.

Seguindo a estratégia de desenvolvimento de sistemas e seu respectivo cronograma (necessidades x priorização x prazo), foram desenvolvidos e implantados os sistemas / módulos representada pela arquitetura de sistemas abaixo:

Unidades de Atendimento (SACS)
  • Cadastro Corporativo
  • Atendimento ao Cliente
  • Vendas
  • Controle / Suprimento de Estoque
  • Mailing-List
  • Projeto Guardião
  • Feiras e Eventos
  • Módulo Gerencial
  • Módulo Administração
Unidades de Negócios
  • Bolsa de Negócios (*)
  • Oportunidades (*)
  • SINI (*)
  • Roda de Negócios
  • NAE (*)
  • Treinamento (*)
  • Gestão Projetos (*)
  • Gestão Programa QT (*)
  • Licenciamento de Consultores
  • Convênios e Contratos
  • Serviço de Respostas (*)
  • Setex(*)
(*) Sistemas integrados ao SACS

Atualmente, o Sebrae-MG conta com cerca de 300 usuários, sendo aproximadamente 100 conexões simultâneas ao banco de dados corporativo e integra 60 balcões e 10 escritórios regionais, através de infra-estrutura de Intranet.

 

Tecnologias Utilizadas

Cliente / Servidor - Data Warehouse

Optou-se pela utilização de banco de dados relacional Oracle Enterprise Server, onde foi implementada toda a estrutura de dados dos sistemas. Foi adotado, a princípio, o Oracle Power Objects para desenvolvimento das aplicações através de ferramenta orientada em objetos, sendo posteriormente substituido pelo Borland Delphi 3.0/4.0.

Visto que muitos usuários estariam conectados remotamente ao servidor corporativo do Sebrae, implementou-se uma estrutura de dados local  nas estações contendo as tabelas básicas envolvidas nos sistemas, como forma de proporcionar performance  nos acessos às aplicações.

Dynamic Web Site

Para  implementação de sites "internet / Intranet" dinâmicos, com acesso às tabelas dos sistemas,  utilizou-se o Oracle Web Server associado ao desenvolvimento de páginas HTML internalizadas no banco de dados e geradas através da linguagem PL/SQL. Veja sites desenvolvidos:

 

Descrição dos Sistemas

SACS

Utilizado pelos balcões, escritórios regionais e demais usuários que prestem atendimento ao cliente.

Rotinas de Atendimento:

  • Cadastro de clientes pessoa jurídica ou física;
  • Inclusão de assinaturas de periódicos do Sebrae;
  • Consulta ao cadastro de clientes por parâmetros de cadastro (ramo, porte, localização geográfica), histórico de atendimentos e histórico de vendas, com opção para geração de mailing-list;
  • Consulta ao histórico do cliente (atendimentos, vendas, treinamentos, participação de programas do QT, dentro outros);
  • Registro de atendimentos e consultas vinculados aos programas e ações;
  • Registro de venda de produtos e serviços, integrado com os sistemas de treinamento e escola aberta para matrícula do aluno, bem como controle de estoque de determinados produtos;
  • Consulta turmas de treinamento e registro de matrículas, com opção de inclusão em lista de espera;
  • Inclusão de matrícula de escola aberta, registro de follow-up e tutoria;
  • Inclusão de cliente em lista de espera na recepção para posterior atendimento;
  • Consulta ao banco de dados de feiras e eventos;
  • Consulta ao banco de dados de oportunidades;
  • Consulta ao banco de dados de ofertas e demandas (Bolsa de Negócios, SINI e Fornecedores SR);
  • Controle e registro de atendimentos do programa guardião;
  • Acerto de caixa das vendas do atendente;
  • Informações estatísticas de atendimentos e vendas do Atendente;

Rotinas Gerenciais:

  • Acerto de caixa dos atendentes;
  • Controle integrado de suprimento de estoques e requisições ao estoque supridor;
  • Informações estatísticas e operacionais (consolidadas ou analíticas) sobre atendimentos e consultas, vendas, dentre outros;
  • Atualização do banco de dados de feiras e eventos;
  • Controle gerencial do projeto guardião;
  • Controle de assinaturas de periódicos;
  • Manutenção  de tabelas básicas ou restritas a determinado módulo.

Bolsa de Negócios

Constitui-se em um banco de dados de clientes, respectivas ofertas / demandas e rotinas para controle das informações.

  • Cadastro de Ofertas e Demandas de produtos e serviços;
  • Controle de atualização de informações cadastrais do cliente;
  • Consulta ao banco de dados de ofertas e demandas;
  • Manutenção de tabelas básicas associadas ao projeto.

Oportunidades

Constitui-se em um banco de dados de clientes, respectivas oportunidades e rotinas para controle das informações.

  • Cadastro de oportunidades dos clientes;;
  • Controle de veiculação de oportunidades no jornal;
  • Consulta ao banco de dados de oportunidades;
  • Manutenção de tabelas básicas associadas ao projeto.

SINI - Sistema de Informações sobre Negócios Internacionais

Constitui-se em um banco de dados de clientes, respectivas ofertas / demandas e  oportunidades e rotinas para controle das informações.

  • Cadastro de Ofertas e Demandas de produtos e serviços;
  • Controle de atualização de informações cadastrais do cliente;
  • Consulta ao banco de dados de ofertas e demandas;
  • Cadastro de oportunidades dos clientes;;
  • Consulta ao banco de dados de oportunidades;
  • Manutenção de tabelas básicas associadas ao projeto.

Roda de Negócios

Sistema para controle operacional de eventos do tipo roda de negócios, implementado em três idiomas e contendo 4 módulos:

  • Controle Administrativo: incorpora as rotinas de administração da roda, tais como processamento automático das agendas, tabelas básicas   e relatórios gerenciais;
  • Controle do Evento: incorpora as rotinas de cadastro de participantes com repectivas ofertas e demandas, cadastro de mesas e intérpretes, controle de agendas e relatórios operacionais;
  • Participante: módulo destinado ao participante da roda para consultar e controlar sua agenda;
  • Catálogo Eletrônico: programa para consulta ao banco de dados da roda, é geralmente distruido em CD-Rom ou disquete aos participantes, em substituição ao catálogo impresso.

NAE - Núcleo para Abertura de Empresas

Sistema desenvolvido para atender o Núcleo para Abertura de Empresas, tem como função básica gerenciar e controlar os processos de abertura de empresas. Divide-se em 3 módulos:

  • Atendimento NAE: abertura de processos de registro de empresas e documentação correspondente;
  • Protocolo: controle da tramitação dos processos nos respectivos órgãos envolvidos (Secretarias de Estado, Municipais e Federais, Cartórios, dentre outros);
  • Gerencial: informações estatísticas e operacionais acerca de atendimentos realizados, tramitação de processos e manutenção de tabelas básicas envolvidas.

Treinamento

Este sistema faz a gestão de treinamentos, seminários e eventos desta natureza, conforme rotinas abaixo:

  • Abertura de novas "turmas" de treinamento;
  • Inclusão e confirmação de matrícula de alunos, integrado ao atendimento SACS;
  • Fechamento  de turmas
  • Emissão de lista de presença e certificados de participação;
  • Abertura e controle de listas de espera de treinamentos;
  • Relatórios gerenciais de treinamento.

Licenciamento de Consultores

Controla o banco de dados corporativo de consultores do Sebrae-MG e suas respectivas capacitações. Integra-se aos sistemas que alocam consultores para desenvolver suas atividades, tais como o sistemas QT (Gestão do Programa de Qualidade do Sebrae)  e GP (Gestão de Projetos).

Convênios e Contratos

Controla de forma corporativa os convênios e contratos estabelecidos com o Sebrae-MG, incorporando ainda as rotinas de controle de documentação exigida nos processos. Integra-se como ferramenta aos contratos assinados entre consultores, projetos, clientes do Sebrae, dentre outros.


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